quarta-feira, 10 de março de 2010

FICA FRIO


Já é inverno! E pelo visto bem rigoroso.Não... eu não estou surtando num grau, que me faça perder a lucidez, nada disso. Ao menos no Bom Retiro e no Brás, em Sampa, já estamos todos trabalhados em mangas e cinza mescla. Parece um contra senso já que aqui fora, no lugar comum, longe do holográfico mundo fashion, tá é um calor da moléstia. Mas não tem jeito, a ordem é antecipar e encher a vitrine de lãs, mangas longas e sobreposições e aguardar. Essa parte a gente já entendeu, sem sofrer. O que eu não consigo realmente captar é o seguinte: Forma-se agora um TOP 10 DUVIDAS EU TENHO.
1- Não era um tal de "mescla não vende, nude não vende!"? E assim, como um passe de magica, TODOS resolveram que SIM, não só vende como é a única coisa que vende. Há tá.
2- Toda unanimidade não é burra? Pois então... como explicar descer uma rua de suma importância pro atacado nacional, como é a Rua Aimorés no Bom Retiro, e constatar que de cabo a rabo, na esquerda e na direita,tá tudo igual. É... Tudo ABSOLUTAMENTE igual. Criativo até dizer chegaaaaaa, que vou trocar minha zona azul. Há tá.
3- E não era o INPE que disse que esse ano não vai fazer frio, que cortem as cabeças de quem apostar em casacos e cachecóis? Mas o Brasil não é grande o suficiente pra ter gente congelando de um lado e derretendo de outro? Há tá.
4- E não era o vizinho que tinha a equipe mais criativa, vendia mais quantidade e fazia as melhores vitrines? E o que quer dizer a placa de ALUGA-SE? Há tá.
5- E não é você que não vende nada, tá pobrinho que dá dó e precisa que eu entenda a situação? A parte em que você vai embora de SUV 2010 LUX não é do meu pecúlio, e se você almoça ovo com salsicha ídem. Há tá.
6- E não era o cliente que não entende a proposta, e o estilista que não é carioca? Não é tão simples copiar Animale/Espaço Fashion/ Agatha? E agora a sua brusinha tá igualzinha a do vizinho? Como pode??? Há tá.
7- E não foi você que viajou a coleção passada com umas amigas pra Europa e trouxe uma mala de modelos pra gente copiar? E não é a sua filha que tem um bom gosto de fazer gosto que é a nova estilista? E tá uma merda o produto??? Há tá.
8- E não é pra brasileira que a gente tá actreditando em calça jegging, mesmo que a raça diga que quadril é fundamento? E não é com essa calça que a gente vai usar uma bota curta tão elegante pra quem tem perna curta? E depois a moça sai na rua vestida exatamente como a foto do seu catálogo e vc chama a fofa de periguete? Há tá.
9- E não era o WGSN que ia salvar o mundo antecipando o inverno de 2014 hoje? E não era você que tem "agilidade" precisando de uns 30 modelinhos por semana? Tá recebendo regata fluor agora??? Há tá.
10- Não era eu a CRIATURA chique, luxo e poder, que faz um trabalho bacana, mas é muito caro pra você? Não foi pra mim que você disse que eu não entendo muito bem "dessas coisas"? Agora vem me ligar fazendo a egípcia pedindo pra eu dar uma passadinha na sua loja pra gente conversar? Há táááááá!
É que as vezes CRIATURA é LERDINHA! Demoooora pra perceber, que o inferno são os outros (como diriam os Detonautas).
Se tudo der certo ao final, serei eu a CRIATURA que passa cantando alegremente: " Chupa... chupa... chupa que é de uva!" Nhá...
PS- Explicando o desenho que fiz pra este post, o "tchauzinho" não é meramente figurativo. Quer um conselho? Joga no google: BINÓCULO. Acho que você vai precisar!

Um comentário:

Unknown disse...

sim ela tem que se enxergar...
adoro seu trabalho e o modo como vc descarrega tudo nas palavras...com certeza não é só vc aí em sampa ...acho que é a maioria de todos nos estilistas do país todo que pensa como vc ... grande bjo e força na peruca.