sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

LA NIÑA DE LA MODA


Tá... a parte em que eu sou a malcriada da moda eu já assimilei, agora... a parte que INSISTE pra que eu seja a BURRA dessa coisa toda é que eu não engulo.
Antes de qualquer maior explicação sobre o assunto deste post, quero deixar bem claro o momento em que a PROFISSIONAL do ramo que mora dentro de mim ocupa o espaço daquela que fala porque tem boca. Esse post não é pra mimimizar os CONCEITOS de quem trabalha nessa seara de doidos que é o universo fashion, esse post é pra questionar certos aspéctos que me intrigam até a ponta dos meus cabelos trabalhados na tonalidade degradeé must have da estação.
Que a gente SE ACHA os HIPSTERS, isso não é novidade, mas usar isso pra esfregar a nossa arrogância na cara de todo mundo é que me incomoda. Que a gente trabalha pra uma industria que movimenta milhões e que precisamos manter a roda sempre girando e que nessa hora somos os hamsters da engrenagem, também tá claro. Agora... lançar o INVERNO 2011 a plena primeira quinzena de JANEIRO, e achar que a gente tá coberto de razão, é que me deixa P. da vida. Será mesmo que a gente é tão hype assim? Ao ponto de superar até o CLIMA, Santo Deus? Porque CRIATURAS, essa semana tem vitrine no Bom Retiro em Sampa, com colete de pele e vestido de flanela até o pé. Essa semana, a SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO, tem gente produzindo manequins com meia comprida até o meio da coxa, e cachecóis de lã fazendo a montação. E mais, coroam a sandice com o registro máximo da arrogância fashion, colocando a palavra PREVIEW A/W 2011, pra sacramentar a loucura.
Você pode dizer, do alto do seu conhecimento infinitamente maior que o meu: " Você não percebeu que temos que sair na frente, que temos que lançar moda, que temos que abastecer todo um mercado, e que temos que ganhar dinheiro pra pagar seu salario, sua anta?" É mesmo??? " Você não entendeu que a gente lança pra criar desejo do novo, pra que seja queimado tudo que não é tendência, e que todos que passarem pela nossa vitrine, vão querer queimar seus shorts, regatas, e vestidos tomara que caia, porque estamos ditando que isso tá DA-TA-DO?" Jurá por Deus???
É... talvez eu não tenha entendido! Eu não tenha entendido que a palavra MEIA ESTAÇÃO, não diz absolutamente nada. Eu não tenha entendido que uma cartela de cores novas e novas propostas de volume, peso e proporção não seja suficiente pra sinalizar o que é inverno. Eu não tenha entendido que a gente pesquisou em setembro passado o que a gente está colocando agora na vitrine, LITERALMENTE. E se tem pele a dar com pau nas vitrines européias e norte americanas naquela ocasião, a gente faz o mesmo por aqui agora. E que a nossa cliente do nordeste adora marrons, camelos e terrosos. Que a nossa cliente lá do sul, quer casacos agora, pra estocar na loja dela enquanto o frio não chega. Que ela vendeu pencas no natal e tá sem mercadoria na loja, e que queira muito "investir" seu dinheiro nas nossas saias longas de lã, pra deixar claro pra todos os seus cliente de varejo, que ELA SABE, assim como nós sabemos, que é super tendência essa informação. É... talvez eu não saiba nada de moda. E seja muito burra e estupida de lembrar que a gente liquida o inverno ANTES MESMO DO FRIO CHEGAR. E que no ano passado o frio só veio bater no nosso país em AGOSTO ( Isso porque to sendo boazinha, e tô fingindo que eu esqueci, que FRIO MESMO, só fez em OUTUBRO). É... sou bem desinformada mesmo. Só eu pra não desejar a calça de alfaiataria de lã que tá na vitrine da loja X, na rua Aimorés. Só eu mesmo pra insistir em querer usar short no calor. Em querer a informação de um trench coat, traduzida pra um colete, e querer detalhes que sinalizam um uniforme, numa bermuda. Só eu mesmo pra querer uma T-shirt básica com estampa de raposa, ao invés de um casaco com a pele do bicho no pescoço. Só eu mesma pra ser tão arrogante a esse ponto. Desculpa gente, foi mal. Claaaaaro que essa cliente que veio de onibus lá do interior de Minas Gerais, e deixou a cidade dela embaixo d'agua, quer mais é gastar sua bufunfa com lãs e casacos. Com botas e cachecóis. É que eu sou meio lerdinha sabe? Demooooro pra perceber que ela tem medo que ACABE essa mercadoria, e ela fique sem, lá pro fim de FEVEREIRO perto do carnaval. Pior.... imagina ela na segunda quinzena de ABRIL, com um puta frio de 20 graus, querendo suuuuuper aquele cabãn fantástico que ela viu agora em janeiro e não comprou... nossa, sou louca mesmo! Fora que... convenhamos, ela precisa garantir a mercadoria pra venda do dia das mães em maio, que é praticamente um segundo natal. Tá certo... eu devo ser mesmo muito burra, Vou é mudar de ramo, e de CRIATURA DA MODA , me transformar na moça do tempo. Ao menos o site de previsões metereológicas eu já leio, talvez bem mais do que o WGSN, RÁ!
E pra fechar já que sou burra até a raiz, o LA NIÑA do título do post, é porque eu SOU UMA MENININHA INGENUA, que com todo esse tempo de mercado ainda não acordou pro novo.
E a imagem que ilustra o post então, nooossa... dava até uma estampa, não?

Nenhum comentário: