quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

HOUAISS ou "uais"? Tanto faz...


Em semana de SPFW é assim... somos bombardeados por explicações que conceituam os desfiles e nos esquecemos de procurar as definições pra cada um dos termos que nossos estilistas tupiniquins adooooram utilizar. Segue aqui um glossário pra tentar ajudar você a compreender o desvario:

REFERÊNCIAS - Forma meiga e ingênua de tomar posse de algo que não saiu da sua cabeça. Utiliza-se o termo quando queremos fingir que ninguém percebeu da onde a gente tirou a "idéia". Ex: As referências de boquinhas ou beijinhos dessa coleção surgiram depois de uma boa noite de sono, onde SONHEI que isso era novo e autêntico.

INSPIRAÇÃO - Nada a ver com movimentos respiratórios. Inspirar-se significa enfiar pra dentro de si, algo que saiu de dentro de outra pessoa. Inspiração é a AÇÃO que utiliza as REFERÊNCIAS como gasolina.Ex: Dessa inspiração surgida no sonho, CRIEI essas estampas e apliques de boquinha vermelha tão lindos!

PERFUME - Não estou falando de odores. Utiliza-se a palavra PERFUME pra encobrir o fedor que exala de uma cópia deslavada. Apesar de uma copia desLAVADA, aparentar estar limpa, ela é podre, e precisa de um perfume pra disfarçar a origem duvidosa. Ex: Essas bolsas de moletom tem um PERFUME Hermés, mas não são as originais, como estou deixando bem claro. O "Fedeu!" aparece aqui em forma de processo... uma pena.

COOL - Pessoas que usam o termo COOL, pra designar algo LEGAL, não são COOL de fato. COOL é o termo que usamos pra tornar hype algo totalmente freak, entendeu? Não? Claro que não, falei que você não era cool desde o início, loser. Ex:Super cool usar saia evasê ou godê no meio da canela, de cintura alta. A palavra cool tem sentido subliminar, é preciso estar atento a pegadinha contida no termo.

PROPOSTA - Sinônimo de golpe, mas com classe. Algo muito parecido ou quase idêntico a dizer que estamos forçando a barra, impondo, passando por cima do bom senso. Só utilizar o termo PROPOSTA, se houver a necessidade de deixar claro quem é que manda no jogo, quem é o "dono da bola". Porque gente que não é cool, não sustenta proposta entendeu? Look que não tem proposta, tá por fora, da-tou. Ex: A proposta desta gola de pele é trazer a criatura pra um universo ludico, com toques étnicos e super contemporâneo. Se você não entender uma palavra da explicação dada sobre a porposta, daí se confirma o valor da mesma.

TENDÊNCIA - Adoro esse termo! Utilizamos o termo pra JUSTIFICAR a PROPOSTA. A gente não aplica golpes assim... sem motivo! A gente tem propostas desta natureza pois isso é "SUPER TENDÊNCIA!" Ex: Baseamos a PROPOSTA da silhueta alongada e despojada, na TENDÊNCIA "final seventies". A tendência também sinaliza a tentativa de colocar as CRIATURAS numa fila indiana em direção a algo. Quem está no início da fila é que capta a tendência e a gente que consome isso, é o mero mortal lá do fim da fila.

APELO - Forma bacana de suplicar a atenção da galera. Gente cool "faz um apelo". Ex: Faço aqui, com essa combinação de cores, um apelo pelas mulheres vitimas de violência da Somalia. Ter uma causa pra apelar é super tendência.

E é por ai que a gente vai! Entendendo quase nada, captanto quase tudo. Oras duvidando da capacidade do povo, oras tendo certeza de que Deus é mais. Porque no final é tudo roupa e não modelo. No final é tudo pano e não tecido. Quem entende é fashion, que tá boiando é outsider.
THE END

Nenhum comentário: