sexta-feira, 25 de junho de 2010

SANFONEIRA


Olha a cobraaaa! Há... as festas juninas. ADORO! Pra mim, as melhores festas do ano. Não sei se porque nasci em junho, no dia de São Pedro, sempre adorei ver bandeirinhas coloridas ao vento, e o cheiro do cravo do doce de abóbora tomando conta da casa. As minhas festas de aniversário quando eu era miguelita, eram juninas. Eu lá... arrasando no modelito caipira, feito pela minha avó. Vestidos maravilhosos, com aplique de bordado inglês e sianinha. Sempre de xadrez e floral liberty no composê. Um LU-XO. De caipira não tinham nada, eram de um glamour absoluto. E nas festas entre as barraquinhas de pesca e do coelho, já mais velha, lá estava eu... CRIATURA trabalhada no xadrez de lenhador e com remendo de coração no bumbum do jeans. E a beira da fogueira, lia correios elegantes. E já tonta de quentão, me abismava com a valentia do povo se besuntando no pau de sebo. Há... as festas juninas. Lembro que numa delas em Valinhos, ganhei na barraca do coelho, o próprio COELHO, que na verdade nunca foi um coelho e sim um porquinho da Índia. A minha preá se chamava Catarina e era uma "belezinha de quí quí". Outra festa inesquecível era a junina do colégio PIO XII. Uma puta balada, coisa profissa. Todo mundo ia. Há... como é bão. O pinhão, o vinho quente e o churrasco de contra filet no pão. Há... a sanfona, a quadrilha e o casamento da noiva banguela e do noivo com um bigodão. Acho chique... e recomendo! E forma-se agora um TOP10 junino. Nóis é caipira, nóis é matuto, mas nóis achemô é bão...
1- Barraca da pesca, com seus brindes de plástico absolutamente inúteis e indispensáveis. Quem duvida que vuvuzela vai ser hit esse ano na barraca em questão?
2- Barraca de doces. Porque doce de abóbora é absolutamente indispensável. E paçoca e pé de moleque e cocadinha branca.... valei-me Santo Antonio.
3- Xadrez. Quer coisa mais IN do que estar no padrão certo na hora certa e na festa propícia? Se joga...
4- Correio elegante. CRIATURAS... só o nome diz tudo, além de ser uma forma de MSN ou TWITTER rudimentar, vai dizer que não é uma ferramenta perfeita de comunicação junina? Adooooro.
5- MILHO VERDE. Coisas de milho tendem a ser coisa de caipira, não sei bem a razão. Acham caipira comer milho na espiga? Por mim é um MUST.
6- Bigodinho e dente podre. Super tendência se trabalhar no lápis preto pra ornar a face. Acho digno. E sardinhas nas bochechas porque ressaltar os sinais é fundamento.
7- Quentão. Eu não gosto de pinga, mas adoro gengibre. E prefiro tomar quentão a me acabar na azia de um sangue de boi quente.
8- Bandeirinha. A decoração das festas juninas é um caso a parte. Ficam LINDAS e vc se sente dentro de um quadro do Volpi. Bandeirinhas são o top dos ornamentos. Coloridinhas e de papel de seda, por favor.
9- Balão. Tá proibido porque é perigoso. E fogos só os coloridos, porque de barulho é uó. Solta o buscapé, que eu quero ver correr mulhé...
10- Chapéu de palha. Aqueles bem fiapentos,a la Chico Bento.
E ficamos combinados, te espero do lado da fogueira... "Pula a fogueira Iáiá, pula a fogueira Iôiô..." " Noite de junho, céu estrelado, e a fogueira faz lembrar o meu amor..."
E ainda tem biribinha... rá!

HERE I AM BABY!


Ando... andando. Correndo feito uma lebre, disputando com os ponteiros do relógio. Não vou reclamar ,porque enquanto essa loucura toda dos ultimos dias me consome, em troca me empurra mais pra perto de 9\8. E é só nisso que eu penso. Guardem bem esta data, porque é ela que abre as portas pra entrada do meu bem. Tenho reunião no conselho tutelar na vara de infância de Santo Amaro, e é nisso que TUDO se justificará. Até lá... quanto mais loucura, surto e correria melhor. Assim não dá tempo de olhar os grãos de areia da ampulheta do tempo caindo um a um, lentos e torturantes. Porque é sempre assim, o tempo voa quando não nos damos conta, e se arrasta quando há um objetivo. E agora... baby... eu estou é chegando, porque daqui eu já saí faz tempo.
Quem aguenta tamanha belezinha???

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PRAGUEJOS


Tem assuntos que estão em voga, tão na moda, rá! Se você não comentar vira outsider, e como é pra por a boca no trombone, ou na vuvuzela, tantufas... forma-se agora um TOP10 assuntos que me fazem bocejar:
1- COPA- Sou descrente, até ser dado o apito inicial. Eu tenho um ínfimo conhecimento, mas tenho. Sei o que é "chinelinho", " cai cai" e "cabeça de área". Mas tenho preguiça de ser mais uma CRIATURA a ficar falando mal da seleça e do Dunga, pelamor. Eu quero mais é saber como faremos pra compensar as horas passadas de frente a TV, depois que a copa se for. E quero vestir minha camiseta I love Brasil, com estampa feita por mim, e quero tomar cerveja as 3 da tarde numa quarta feira qualquer, simples assim.
2- ALBUM DA COPA- Ai gente... preguiça! Até no salão fazendo unha a mulherada trocando figurinha? Acho nonsense.Aí a fofa borrou a unha acabadinha de pintar e justificou que por um Cristiano Ronaldo , tudo pode? Há tá...
3- DIA DOS NAMORADOS- Não vejo o menor propósito pra essa sandice pra ir num motel, ou a essas festinhas de solteiros que ficam fingindo estar cagando pros coraçõezinhos soltos no ar, aliás... eu tenho pavor de quem faz coraçãozinho com a mão, ou então manda beijo no coração, péssimo. Pra mim essa data só serviu pra chantagear o marido e YES... fazer mais uma tatto!
4- SPFW- Essa semana tem tendência, montação e ousadia. E lá se vão as ordas pra Bienal, pagar de moderno, colocando a tendência por baixo do sobretudo. E pensar que lá no Bom Retiro já tem preview de 2011, afinal... nóis é fashion baibe.
5- CHRONOS- Eu não posso mais ver a propaganda da Natura do creme Chronos. Eu acreditei piamente na parte que diz que o resultado vem em 7 dias. Eu acho lindo o texto sobre os rostos e suas marcas, e pela primeira vez na vida estou ansiosa pra consultora trazer o meu potinho. Comprei um de 30 anos, poucos sinais, e só a idéia de passar a gosma na cara, jé me rejuveneceu 5 anos.
6- BOTA SANDALIA- Tenho medo dessa praga. Vi umas sem noção usando o modelo com MEIA FINA. Salve Rainhaaaaaa...
7- MEIA FINA- O mesmo que meia de seda. Não acreditem na lenda da meia rendada. Se mal produzida é a TREVA. Fuja e nem olhe pra trás, se tá claro que não és capaz!
8- CHAMBRÊ- Sabe aquele "jeans" fininho? Já foi bem moda nos anos 80... e voltou.Em forma de camisas e chemisiers. Só tem um detalhe, a lavagem fica um azul HORRIVEL, meio claro... a cara de jeans vagabundo do Brás, TEMA!
9-LUZES CALIFORNIANAS- Peguei raiva dessa praga de cabelo. As miguchas acham que é só deixar a raiz crescer e o loiro descer... vão pintar essa raiz, e nunca mais usem as pontas loiras cacheadas, em nome de Nossa Senhora do Laquê.
10- LIBERTY- Nem lançaram o verão e eu já tô pegando reiva do floral miudinho. É que eu queria muto achar o padrão pra produzir peças lindinhas, mas tá dificil, e quanto mais eu NÃO ENCONTRO, mais certeza eu tenho de que o mundo será empestiado de florzinhas, é só uma questã de tempo...
Depois não diga que eu não praguejei...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PRETENÇÃO? que nada...






Esse mês a revista Vogue Brasil fez uma matéria interessante sobre estampas e a Farm. A marca carioca desenvolve uma linha usando sua estamparia TÃO CARACTERÍSTICA, pra casa. A idéia é trazer o universo multicolorido da coleção de vestir pro interior dos lares descolados em geral. Vai daí que eu olhei atentamente as fotos que ilustram a reportagem e posso sentir um DEJAVÚ de anos atrás, quando eu fazia a estamparia da Limelight jeans, lá do Bom Retiro, em São Paulo. Sim... eu acho sim que essas estampas todas tem cara de Limelight. Sim... fui eu mesma que fiz todas estas estampas que ilustram este post. Sim... eu não acredito em inconsciente coletivo quando existe uma distância de no mínimo 8 anos entre uma coisa e outra. E sim... eu estava ali, a frente do meu tempo. Eu não tenho pretenção alguma de me achar melhor que ninguém, mesmo porque isso já foi a tanto tempo, e eu já evoluí tanto de lá pra cá, que não preciso sentir nenhum tipo de vergonha em dizer. Sim... me acho F@&# fazendo ESTAMPA. Pra chegar a esse resultado todo, foram anos de dedicação, bom gosto e garimpo de moda. Eu não cheguei a isso por acaso. E fico aqui me sentindo o quanto eu quiser, porque afinal, não importa o como não é mesmo? Importa o pra que... e seguindo esta linha de raciocínio eu digo que o que faltou ali, Sr. F., foi a brilhante idéia de transportar o que era poliester pra sarja e algodões. Mas como a gente poderia, não é mesmo? A gente tava tão a frente, que nessa época nem existia ESTAMPARIA DIGITAL! Rá... PHODA! E mesmo assim eu tenho certeza que sim... eu sei bem como chegar a esse resultado tão maravilhoso visualmente... e faz tempo! Porque eu sou CRIATURA meu bem, e nasci pra fazer o que eu faço. Não é pretenção, é a mais pura realidade. Eu durmo com esse barulho, rá!