sexta-feira, 25 de junho de 2010

SANFONEIRA


Olha a cobraaaa! Há... as festas juninas. ADORO! Pra mim, as melhores festas do ano. Não sei se porque nasci em junho, no dia de São Pedro, sempre adorei ver bandeirinhas coloridas ao vento, e o cheiro do cravo do doce de abóbora tomando conta da casa. As minhas festas de aniversário quando eu era miguelita, eram juninas. Eu lá... arrasando no modelito caipira, feito pela minha avó. Vestidos maravilhosos, com aplique de bordado inglês e sianinha. Sempre de xadrez e floral liberty no composê. Um LU-XO. De caipira não tinham nada, eram de um glamour absoluto. E nas festas entre as barraquinhas de pesca e do coelho, já mais velha, lá estava eu... CRIATURA trabalhada no xadrez de lenhador e com remendo de coração no bumbum do jeans. E a beira da fogueira, lia correios elegantes. E já tonta de quentão, me abismava com a valentia do povo se besuntando no pau de sebo. Há... as festas juninas. Lembro que numa delas em Valinhos, ganhei na barraca do coelho, o próprio COELHO, que na verdade nunca foi um coelho e sim um porquinho da Índia. A minha preá se chamava Catarina e era uma "belezinha de quí quí". Outra festa inesquecível era a junina do colégio PIO XII. Uma puta balada, coisa profissa. Todo mundo ia. Há... como é bão. O pinhão, o vinho quente e o churrasco de contra filet no pão. Há... a sanfona, a quadrilha e o casamento da noiva banguela e do noivo com um bigodão. Acho chique... e recomendo! E forma-se agora um TOP10 junino. Nóis é caipira, nóis é matuto, mas nóis achemô é bão...
1- Barraca da pesca, com seus brindes de plástico absolutamente inúteis e indispensáveis. Quem duvida que vuvuzela vai ser hit esse ano na barraca em questão?
2- Barraca de doces. Porque doce de abóbora é absolutamente indispensável. E paçoca e pé de moleque e cocadinha branca.... valei-me Santo Antonio.
3- Xadrez. Quer coisa mais IN do que estar no padrão certo na hora certa e na festa propícia? Se joga...
4- Correio elegante. CRIATURAS... só o nome diz tudo, além de ser uma forma de MSN ou TWITTER rudimentar, vai dizer que não é uma ferramenta perfeita de comunicação junina? Adooooro.
5- MILHO VERDE. Coisas de milho tendem a ser coisa de caipira, não sei bem a razão. Acham caipira comer milho na espiga? Por mim é um MUST.
6- Bigodinho e dente podre. Super tendência se trabalhar no lápis preto pra ornar a face. Acho digno. E sardinhas nas bochechas porque ressaltar os sinais é fundamento.
7- Quentão. Eu não gosto de pinga, mas adoro gengibre. E prefiro tomar quentão a me acabar na azia de um sangue de boi quente.
8- Bandeirinha. A decoração das festas juninas é um caso a parte. Ficam LINDAS e vc se sente dentro de um quadro do Volpi. Bandeirinhas são o top dos ornamentos. Coloridinhas e de papel de seda, por favor.
9- Balão. Tá proibido porque é perigoso. E fogos só os coloridos, porque de barulho é uó. Solta o buscapé, que eu quero ver correr mulhé...
10- Chapéu de palha. Aqueles bem fiapentos,a la Chico Bento.
E ficamos combinados, te espero do lado da fogueira... "Pula a fogueira Iáiá, pula a fogueira Iôiô..." " Noite de junho, céu estrelado, e a fogueira faz lembrar o meu amor..."
E ainda tem biribinha... rá!

Nenhum comentário: